Olá 👋, Associe-se ao NTCPE, e garanta diversos benefícios.

Procurar
Feche esta caixa de pesquisa.

Consultores

Consultores

Hannah Miranda

Designer e consultora do eixo presença digital

Doutora e Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD) da Universidade Federal de Pernambuco. Especialização em Gestão de Cidades pelo Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES-UNITA). Graduada em Administração pela Universidade de Pernambuco (UPE) e Graduada em Design pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Docente no Centro Universitário Tabosa de Almeida ASCES - UNITA.

Germana Souza

Marketing, branding e consultora do eixo presença digital

Germana Souza, Graduada em Marketing e Pós Graduanda em Design de Conteúdo pela CESAR School. Atualmente atua como CEO da agência de marketing e branding germana.ag e como consultora de Marketing Digital no Marco Pernambucano da Moda.

Selma Anjos

Designer e consultora do eixo produção

Graduada em Design de Moda pela Faculdade Senac PE (2011), com especialização em Fashion Design pela Faculdade Boa Viagem DeVry Brasil, em convênio com o Instituto Europeo di Design (2012). Professora no Centro Universitário Brasileiro (UNIBRA), nos cursos de: Design de Moda, Desenvolvimento Cênico e Estética. Coordenadora do Programa de Extensão Tecnológica - PET; Consultora pelo NTCPE (no eixo de Gestão da Produção).

Samantha Pimentel

Designer e consultora do eixo produção

MSc. Design, Designer e amante de novos projetos e desafios com foco na experiência do usuário. Especialista em ergonomia, Gestão da produção de Moda e Artefatos digitais. Pesquisadora e professora em Design, Moda e Tecnologia.

Atuei na indústria de criação e confecção por 8 anos. E há 10 anos venho me dedicando a trabalhos acadêmicos. Tenho me dedicado a projetos com tecnologias vestíveis, consultorias e mentorias a empresas e startups em projetos de design e Moda (ux /ui /usabilidade /prototipação /vestibilidade).

Mãe aprendiz, desbravando um novo universo que é a maternidade. Adoro estar com a família, amigos e conhecer lugares e pessoas novas. Amo cachorros em especial a minha sapeca Nina, uma vira-lata adotada no início da pandemia. Gosto também de filmes, séries e lugares abertos.

Karina Fernandes

Designer, marketing e consultora do eixo produto

Graduada em administração, possui especialização em Design e Consumo de Moda pela Universidade Anhembi Morumbi São Paulo e mestrado em Publicidade e Marketing pela Universidade Fernando Pessoa em Portugal. Atua como consultora em negócios de moda com foco em desenvolvimento de produtos e varejo e é docente da Faculdade Senac Pernambuco.

Germana Uchoa

Mentora e consultora do eixo gestão

Germana Uchoa é mentora, empreendedora criativa e digital, e fundadora da Espaço Garimpo, uma plataforma de empreendedorismo, criatividade e inovação. Publicitária, especialista em Marketing e pós-graduada em Cultura de Moda na Anhembi Morumbi\SP.

PRÊMIOS
Em 2010, foi selecionada para o Programa Empreendedores Criativos do Santander, em 2012 foi vencedora do prêmio internacional YCEA, na categoria Moda, do British Council ; e em 2013, selecionada para participar de um programa de residência internacional em Bristol, como parte do projeto "Recife: The Playable City". Tem usado essas experiências para criar metodologias inovadoras e ajudar pessoas a empreender com mais criatividade e inovação.

Kamila Nascimento

Consultora do eixo sustentabilidade e produção

Kamila Nascimento é empreendedora, professora de corte, costura e modelagem. Graduada em Administração (UPE), especialista em Modelagem e Criação (SENAC), tintureira alquimista dos corantes natuais. Tem como propósito transformar o mundo e as pessoas através da moda e educação!

Guilherme Guimarães

Economista e consultor do eixo finanças

Formado em Economia pela Universidade Católica de Pernambuco UNICAP e com Especialização em Finanças pela Universidade Católica do Salvador UCSal, é atualmente Consultor credenciado ao NTCPE, Sebrae e demais empresas do Sistema S por meio da Fiepe, além de especialista em projetos junto ao Banco do Nordeste, Sudene, ADEPE - Agência de Desenvolvimento de Pernambuco, instrutor/palestrante do Governo de Pernambuco e Sócio da Onde Step Ahead Consultoria. Atuou no setor bancário como analista de crédito, no setor industrial e de serviços como analista financeiro e no setor hospitalar como auditor. Em relação a experiência como consultor, atua junto aos empreendedores, MEI's e aos pequenos, médios e grandes negócios em geral, nas áreas financeiras, gestão e comercio internacional, vêem ajudando e formando conhecimentos aplicáveis em precificação, fluxo de caixa, demonstrações financeiras, estudos de viabilidade e planejamento, além do desenvolvimento de projetos de captação de recursos.

Jeoás Farias

Jornalista e consultor do eixo presença digital

Jeoás Farias é jornalista e produtor web desde 1998. É consultor digital da Sua #PresençaDigital.

Com mais de 20 anos anos de carreira, sempre atuou no setor da comunicação empresarial digital. Já ofereceu seus serviços para startups, empresas públicas, privadas, do terceiro setor e eventos regionais e nacionais.

Coordenou campanhas políticas em Pernambuco, na Paraíba e no Amapá.

É palestrante e professor universitário, de Graduação de Pós-graduação.

É colunista da Rádio Transamérica Recife.

Chico Marinho

Consultor e Produtor de Moda

Há mais de 20 anos, atua como Consultor em Negócios de Moda com foco em Produto e Desenvolvimento de Coleção; também atua como Produtor de Moda e Stylist e como Designer Gráfico, na área de desenvolvimento de Identidade Visual. Chico Marinho participou de diversos projetos em todo o mundo, foi palestrante de eventos importantes como o Minas Trend Preview e participou de feiras como a Pure London e Première Vision Paris e já passou por dezenas de empresas e instituições em todo o país, como consultor, coordenador de projetos, pesquisador, docente, palestrante; dentre elas o SENAI, SENAC, UFPE, NTCPE.

Pós-graduado em Produção de Moda e Styling, pela Faculdade SENAC, Produto de Moda e Comunicação e Negócios de Moda na França: Brands, Mercados e Carreiras, ambos pelo IFM – Instituto Francês de Moda, em Paris. Graduação em Design, pela UFPE – Universidade Federal de Pernambuco.

Juliane Miranda

Designer e Pesquisadora

Juliane Miranda é designer e pesquisadora pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde cursa doutorado em Design, pesquisa em processos de design para geração de impacto social e positivo - na busca por novos futuros. Possui mestrado em Design para Negócios Inovadores na CESAR SCHOOL/Porto Digital, onde atualmente é professora na Graduação em Design. Aos 17 anos, fundou a Trocando em Miúdos, marca de grande relevância na Economia Criativa Pernambucana. Atualmente, se dedica a Articulação, Estratégia e Desenho de projetos para geração de impacto positivo, interssecionando diversas disciplinas do conhecimento. Presta consultoria a Economia Criativa para o NTCPE, no eixo de Branding e Design de Produto no Núcleo da Cadeia Têxtil do estado de Pernamuco. Em 2023, atuou como professora convidada de Empreendedorismo pela UFPE, e também pelo Vozes da Educação-Governo PE, este último na formação dos professores do estado. Em 2022, desenvolveu a Oficina Trama: Mulheres do Cabo, a convite da COMPESA/BRK. Em 2022, atuou como Articuladora e Designer no fomento e fortalecimento do Artesanato Oficial de Fernando de Noronha, pela Rede Asta/RJ, assim como para as Quilombolas de São Lourenço, a convite da UFPE, em 2021. Co-desenvolveu a feira de afroempreendedorismo em parceria com o Futuro Black e a Casa Estação da Luz (no Sítio Histórico de Olinda, que tem como patrono Alceu Valença). Foi premiada pelo Armazém da Criatividade de Pernambuco com o projeto Se Toca Mana, plataforma que une design, tecnologia e saúde da comunidade LGBTQIA+.

Michelle Pinheiro

Michelle Pinheiro, dona de uma jornada inspiradora, uma entusiasta pela vida, movida pelo amor, encontros e inspirações. Acredita que a vida é uma tela em branco, pronta para ser preenchida com cores vibrantes e experiências inesquecíveis. Ama projetos disruptivos, Consultora de Moda a 5 anos, Docente de Design de Moda a pelo menos 10 anos, é uma alquimista de ideias que busca transformar o comum em extraordinário. Ama navegar pelos mares desconhecidos do empreendedorismo e da gestão, com olhos fixos no horizonte. Pesquisadora apaixonada pelo detalhe, de uma mente curiosa, mergulha nas águas profundas da mentoria, na gestão do design de moda e no comportamento organizacional, desvendando segredos e construindo pontes entre teoria e prática. Observadora atenta, absorve o mundo ao meu redor, cada movimento, cada sorriso, cada desafio é uma lição que molda sua jornada. De coração doce, alma leve, possui uma essência feita de gentileza e compaixão, espalhando amor como sementes ao vento e cultivando conexões verdadeiras. Casada com Hico, Mãe de Guiga e da Pet Maia, tem na família seu meu porto seguro, compartilhando risadas, sonhos e abraços apertados. Deus é seu alicerce e o bom ânimo, sua filosofia de vida, segue acreditando que o otimismo é a chave para abrir portas, com um sorriso nos lábios, enfrenta cada desafio como uma oportunidade de crescimento. CEO da Mosaiko, empresa que atua de forma inovativa ecossistemas de criatividade na gestão e desenvolvimento de negócios.

Aladim Monteiro

Fotógrafo de Moda

Aladim Monteiro é formado em comunicação jornalismo com mestrado em Artrs visuais. Desenvolve trabalhos ligados a moda desde 1996, quando iniciou sua carreira como fotógrafo de moda, desde lá atua em marcas de todo o Nordeste como diretor criativo e consultor. Como consultor trabalha como Visual merchandising, desenvolvimento de coleção / estilismo tracando um caminho entre conceito e comércio. Foi diretor criativo das marcas Rutra, Valettinho, Eva calçados, consultor Sebrae e professor da pós moda e mercado PB, senac Realizou reversos cursos pelos estados de Alagoas, Pernambuco , Rio Grande do Norte e Paraíba, e atende a marcas em vários eixos de desenvolvimento com criatividade, inovação, trazendo sempre resultados positivos.

Flávia Azevedo

Designer e Pesquisadora

Formada em Estilismo pelo Senac com MBA em Moda pela FBV. Diretora Criativa da marca Pernambucana Autoral Club Noir, vencedora do concurso Oi Fashion Music em 2008 como Talento Pernambucano.

Já desenvolveu coleções de Private Label para várias marcas Brasileiras. Atua como consultora de Criatividade e Inovação, Desenvolvimento de Produtos de moda e conteúdo digital para o varejo. É docente da Pós- Graduação da Faculdade Senac Pernambuco.

Marco Tenorio

Doutorando e Mestre em Design de Artefatos Digitais pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência em Design Gráfico e Digital (UX e UI).

É consultor de Branding do Marco Pernambucano da Moda. Foi Mentor de UX no Armazém da Criatividade (Porto Digital) e Líder do Dia Mundial da Criatividade entre 2018 e 2021.

É professor universitário na UNIAESO e na UNIFBV nos cursos de Design Gráfico, Design de Animação, Cinema e Publicidade e propaganda. É Diretor de Criação da Kalulu Design & Comunicação desde 2012 com clientes como Natura, Shopping Difusora, Radisson Hotel, Asces-Unita, entre outros.

Carolina Leitão

Pedagoga e Administradora

Pedagoga e administradora, especialista em Gestão Empresarial, Comunicação e Marketing. Consultora e instrutora empresarial, com mais de 20 anos de experiência em micro e pequenas empresas, trabalhando junto a entidades como o sistema "S", Governo do Estado, Instituto Walmart e NECTAR bem como, prestação de serviço em empresas particulares. Atuando nas área de Empreendedorismo, Estratégia Empresarial, Inovação de Negócios, Marketing e Vendas.

Itamar Bezerra

Consultor em Finanças

Mestre em Administração pela UFPE; Especialista em Gestão Empresarial e Tecnologia da Informação. Consultor em Gestão, Tecnologia e Finanças. Professor de Pós-Graduação.

Natália Borges

Designer

Natália Borges, é designer graduada pela Universidade Federal de Pernambuco, e pós-graduada em Educação para Sustentabilidade pela UNIFAL-MG. Já atuou em empresas de Recife e do Pólo Têxtil do Agreste e vem construindo sua trajetória estimulando a capacitação e valorização de profissionais de toda a cadeia têxtil e uma relação mais consciente com nossas roupas. Utilizando a moda como mecanismo de desenvolvimento sustentável e educativo. Já realizou oficinas em parceria com o Festival Rec’n’Play, FabLab Recife, Movimento Mulheres Makers, o Marco Pernambucano da Moda e a Love Trash. Suas capacitações abordam temas como sustentabilidade, economia circular, consumo consciente, além de conteúdo técnico. É idealizadores da Urd Atelier, embaixadora do Slow Fashion Movement Brasil e embaixadora Docente do Fashion Revolution Brasil.

Gabi Safh

Administradora

Gabi Safh trabalha no mundo da moda a mais de 20 anos, seu primeiro contato com a moda foi com a empresa Safh que atua no mercado de acessórios de moda e já atendeu clientes como Triton, Carmim, Morena Rosa e Arezzo. Sua formação acadêmica é composta por cursos na área de administração e moda: Gestão de Varejo de Moda pela FBV em 2005, Marketing de Moda pela Escola de Empreendedores 2007, Consultoria de Imagem pelo EnModa em 2008, Administração de empresas pela UFPE 2014 e em 2021 Consultoria de Imagem e Coloração Pessoal com Catarina Cavalcante.

Christianne Fiusa

Administradora

Christianne Fiusa, Administradora de Empresas e com especialização em Marketing, consultora na área comercial e vendas para micros, pequenas médias e grandes empresas. Consultora do Sebrae/PE e Sebrae/CE, NTCPE, com serviços prestados para o Sebrae/PR e PB, as federações FIEPE (PE), FIEC (CE), FAEPE(PE), e associações comerciais como ACIC(Caruaru/PE), ASCAP (Santa Cruz do Capibaribe/PE), ACA (Arcoverde/PE), ACIA( Apucarana/PR). Especializada em eventos comercias em diversos segmentos como, Rodadas de Negócios, Road Shows, e no setor de Confecções, faz parte da coordenação do maior evento de negócios do estado de PE há mais de 20 anos.

Natália Borges

Designer

Natália Borges, é designer graduada pela Universidade Federal de Pernambuco, e pós-graduada em Educação para Sustentabilidade pela UNIFAL-MG. Já atuou em empresas de Recife e do Pólo Têxtil do Agreste e vem construindo sua trajetória estimulando a capacitação e valorização de profissionais de toda a cadeia têxtil e uma relação mais consciente com nossas roupas. Utilizando a moda como mecanismo de desenvolvimento sustentável e educativo. Já realizou oficinas em parceria com o Festival Rec’n’Play, FabLab Recife, Movimento Mulheres Makers, o Marco Pernambucano da Moda e a Love Trash. Suas capacitações abordam temas como sustentabilidade, economia circular, consumo consciente, além de conteúdo técnico. É idealizadores da Urd Atelier, embaixadora do Slow Fashion Movement Brasil e embaixadora Docente do Fashion Revolution Brasil.