por Flávia Azevedo
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À medida que a crise ucraniana avança, as empresas precisam levar em conta mais interrupções na cadeia de suprimentos, uma mudança na confiança do consumidor que alterará os hábitos de consumo e prepara modelos de previsão adaptáveis para lidar com a incerteza do mercado.
Fonte: southpoleglobal
Impacto econômico
Após anos de incerteza econômica alimentada por interrupções na cadeia de suprimentos, custos operacionais flutuantes e confiança instável do mercado, o conflito deve prejudicar ainda mais o PIB global. As implicações econômicas ainda não estão totalmente claras, mas os países estão se preparando para o impacto.
Enquanto muitos olhos estão fixados nos mercados de ações globais, são as revisões dos índices da inflação que estão atraindo a atenção dos compradores. As taxas estavam subindo antes do conflito, mas estima-se que as preocupações com o aumento dos preços do combustível, gás e outras commodities elevem as taxas de inflação. Há bons motivos para preocupação. A Rússia é o terceiro maior produtor mundial de petróleo e um grande exportador de gás natural. As fazendas da Ucrânia alimentam milhões em todo o mundo.
A curto prazo, parece que a Rússia tem os meios financeiros para amortecer o golpe do aumento das sanções econômicas com cerca de US$ 600 bilhões em reservas em moeda estrangeira. No entanto, uma desvalorização maciça da moeda russa, juntamente com o Banco da Rússia dobrando as taxas de juros e a proibição estatal de transferir moeda para o exterior, está impactando a sociedade russa. O aumento dos preços de alimentos e eletrônicos já está levando os russos a estocar mercadorias para evitar mudanças nos preços.
Foto por Jason Leung/ Unsplash
Mudanças imediatas nos gastos econômicos
As implicações no varejo levaram as marcas globais a reavaliar as previsões de vendas para 2022. No curto prazo, as empresas devem antecipar essas mudanças no comportamento do consumidor impulsionadas pelos efeitos econômicos potencialmente desestabilizadores e de longo alcance do conflito. Será necessário gerenciar os custos de combustível, comprar a granel (para reduzir as idas e vindas) e reduzir o consumo de energia.
Implicações da cadeia de suprimentos
O conflito paralisou a recuperação da cadeia de suprimentos pós-pandemia, adicionando custos crescentes, entregas atrasadas e desafios logísticos para movimentar mercadorias globalmente. As interrupções de voos (incluindo proibições de viagens e reencaminhamento) estão gerando ainda mais preocupações em torno da estabilidade da cadeia de suprimentos global.
A invasão da Ucrânia pela Rússia fechou os portos de Kiev e levou à proibição de navios comerciais no Mar de Azov, que se conecta ao Mar Negro, uma das rotas comerciais mais importantes do mundo. À medida que os conflitos se desenrolam, o tráfego marítimo para o Mar de Azov foi encerrado com navios fazendo fila na entrada do Mar Negro.
Enquanto isso, a Amazon está usando sua capacidade de logística para fornecer suprimentos aos necessitados na Ucrânia e está fornecendo conhecimento em segurança cibernética para ajudar governos e empresas como parte de seu plano de apoio para a região.
Fonte: BMW
Os gargalos da cadeia de suprimentos forçaram as montadoras BMW e Volkswagen a interromper parte da produção em sua principal fábrica na Alemanha e em outros lugares. A BMW também interrompeu a exportação de carros para a Rússia e afirmou que interromperá a produção no país. No entanto, as fábricas da BMW nos EUA, China e México permanecem inalteradas devido a uma base de fornecedores diferente. A fabricante de cabos alemã Leoni, que tem duas fábricas na Ucrânia, está trabalhando para combater a interrupção aumentando a capacidade em outros locais de fabricação. BMW
Empresas em todo o mundo já estavam lidando com uma escassez de chips semicondutores, devido à aceleração digital e ao aumento do trabalho remoto durante a pandemia. Se um acordo de paz não for negociado nos próximos meses, a Moody’s Analytics prevê que a escassez de chips piorará e as indústrias altamente dependentes – como a automotiva – serão impactadas de acordo.
A Ucrânia fornece cerca de 50% do gás néon do mundo, purificando esse subproduto da indústria siderúrgica russa, indispensável na produção de chips. Odesa, a cidade ucraniana que foi um dos primeiros alvos da Rússia, abriga a fabricante de gás raro Cryoin, que desempenha um papel importante na produção global de semicondutores. A Cryoin fornece empresas na Europa, Japão, Coréia, China, Taiwan e EUA. Sua produção de neon e outros gases foi interrompida durante a primeira semana da invasão.
Os ricos depósitos de solo da Ucrânia a tornaram a ‘cesta de pão da Europa’. Ele responde por 12% do total das exportações mundiais de trigo e deve fornecer 16% das exportações mundiais de milho em 2022, de acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA. Um conflito prolongado pode ameaçar a colheita de trigo no verão, que se transforma em pães, massas e alimentos embalados para muitas pessoas, principalmente na Europa, Norte da África e Oriente Médio.
Cerca de 90% das exportações de grãos ucranianos são transportados por mar, portanto, espera-se que a interrupção cause estragos nos fluxos de abastecimento de alimentos. Os preços dos alimentos já subiram como consequência de interrupções na cadeia de suprimentos, aumentos adicionais aumentam o risco de agitação social nos mercados em desenvolvimento.Reuters
Implicações de varejo
O conflito na Ucrânia está exacerbando um momento já estressante para os varejistas, que lidam com o aumento da inflação e problemas na cadeia de suprimentos.
Foto: Aurélien Laudy
Vários varejistas anunciaram o fechamento de lojas na Rússia. A empresa controladora da IKEA, Ingar Group, está pausando todas as lojas da IKEA, embora os shopping centers MEGA permaneçam abertos para fornecer aos consumidores russos acesso a itens essenciais, como mantimentos e suprimentos médicos. A empresa também interromperá todas as exportações e importações para a Rússia e a Bielorrússia. De acordo com a Sky News, a Rússia é o 10º maior mercado da IKEA, com 17 lojas.
A Hermès foi a primeira marca de luxo a anunciar o fechamento de lojas e atividades russas. O conglomerado suíço Richemont, dono de marcas luxuosas como Cartier, Net-a-Porter e Van Cleef & Arpels, seguiu o exemplo. Para saber mais sobre como as marcas de luxo estão reagindo, veja nossa seção dedicada abaixo.
Varejistas de fast fashion, incluindo Boohoo, ASOS e H&M, estão interrompendo as vendas na Rússia e fechando temporariamente as lojas da Ucrânia. A Nike também interrompeu as operações na Rússia, citando a “situação em rápida evolução” e “aumento dos desafios operacionais”.
Para os varejistas, mesmo aqueles que não necessariamente operam na Rússia, a maior preocupação é a duração da crise. Além da inflação e do atoleiro da cadeia de suprimentos, muitos varejistas não têm resistência financeira para resistir a outra crise. A Victoria’s Secret, que opera sete lojas na Rússia, alertou ao divulgar seus resultados fiscais do quarto trimestre, que “agitação global” criará um ambiente desafiador nos próximos meses.
Fonte: @dressx
Bora agir?
1 – Seja proativo, não reativo
Os mercados e a confiança do consumidor irão flutuar. Garanta que sua empresa esteja à frente do burburinho e se concentre no negócio. Reavalie as previsões de vendas regionais para determinar a precisão. Invista em auditorias de sortimento de produtos para determinar a necessidade do mercado. Foco na mitigação de riscos, não na reação do mercado
2 – A comunicação é fundamental (com seus funcionários e seus clientes)
É crucial que as empresas que operam na Rússia e na Ucrânia tomem todas as medidas para garantir que os funcionários nas regiões afetadas estejam protegidos e que possam oferecer apoio a parentes na Ucrânia, Rússia e outros países afetados. Em segundo lugar, trabalhe com sua equipe de comunicação para garantir que todas as mídias sociais e campanhas planejadas sejam sensíveis ao mercado e apropriadas
3 – Invista em medidas de segurança cibernética
Enquanto muitas empresas gastaram grandes quantias em 2020 para mitigar ataques cibernéticos, agora é a hora de verificar se novas atualizações, adições e treinamentos precisam ser implementados. Trabalhe com suas equipes de TI e segurança para garantir que esse seja o foco do H1
4 – Iniciar o planejamento de cenários
As empresas devem se aproximar das próximas semanas com o planejamento de cenários em mente. Avalie quais unidades de negócios estão em maior risco e desenvolva cenários de melhor e pior caso para garantir a diminuição do impacto para sua empresa, funcionários e clientes.
Fonte de Pesquisa: WGSN